Fluidoterapia pelo REIKI

É um fato, que desde os primórdios dos tempos em nossa dimensão, há uma busca incessante sobre como pode um corpo se regenerar pela ação das mãos de alguém.

Dos manuscritos antigos encontrados e traduzidos descobriu-se indícios que nas primeiras civilizações havia processos de curas pela simples imposição das mãos.

A princípio parece ser fácil, contudo, por trás deste gesto existe algo a mais, onde em dias atuais denominamos de Fluidos.

Nos dias atuais, a medicina convencional trabalha incessantemente para aumentar a qualidade expectativa humana. E, a física quântica tem auxiliado em tratamentos de saúde possibilitando aos profissionais da área uma visão holística do corpo humano. Concomitantemente o meio acadêmico vem estudando as teorias bioenergéticas ou vibracionais, vinculando todo esse conteúdo à medicina tradicional.

Esses estudos apontam que as terapias bioenergéticas ou vibracionais não substituem a medicina convencional, assim como a medicina convencional não substituem as terapias bioenergéticas e vibracionais. Cada uma atua em campos diferentes da mesma pessoa, coexistindo e complementando-se para melhorar as condições de vida do ser humano.

Uma das terapêuticas pertencentes a esse espectro é a TERAPIA VIBRACIONAL REIKI, que consiste em um sistema natural de harmonização e recomposição bioenergética que e mantem ou recupera a saúde.  É um sistema para despertar o poder bioenergético de cada ser, captando, modificando, potencializando essa bioenergia individual e funcionando como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas (DE’CARLI, 2013).

REIKI é uma palavra japonesa que identifica o SISTEMA USUI DE TERAPIA NATURAL (USUI REIKI RYO HO GAKKAI), nome dado em homenagem ao seu redescobridor, DAI SHIHAN MIKAO USUI. REI significa UNIVERSAL e refere-se a ESSÊNCIA ENERGÉTICA CÓSMICA que permeia todas as coisas e circunda tudo o quanto existe. KI é a ENERGIA VITAL INDIVIDUAL que flui em todos os organismos vivos e os mantem.

Segundo Monesi, é possível perceber o alinhamento do REIKI enquanto sistema terapêutico, com os seguintes fatores descritos por Watson (2002) que devem ser levados em conta no cuidado ao ser humano:

– Praticar o amor, amabilidade e a coerência dentro de um contexto de um cuidado consciente;

– Ser autêntico, estar presente e dar apoio na expressão de sentimentos positivos e negativos;

– Criar ambiente protetor em todos os níveis, onde se está consciente do todo, da beleza, do conforto, da paz e da dignidade;

– Assistir as necessidades humanas conscientemente, administrando cuidado humano essencial, o qual potencializa a multidimensionalidade do ser.

O estudo cientifico de Monesi detectou que a melhora psicofisiológica dos participantes da pesquisa sugere que esta técnica pode ser utilizada não apenas como recurso terapêutico, mas, sobretudo, de forma preventiva, fortalecendo aspectos multidimensionais da saúde, proporcionando qualidade de vida, e ressalta que a literatura não apresenta restrições ao tratamento com a TERAPIA VIBRACIONAL REIKI em relação a idade o estado de saúde dos indivíduos.

Outro dado interessante da pesquisa citada é que muito dos voluntários participantes buscaram formação nesta técnica com o propósito do autocuidado.

Em alguns países como Portugal, Japão, USA, Canadá, Austrália, Alemanha entre outros, esta técnica integrativa é bastante usada em hospitais, aliada à medicina tradicional, trazendo resultados muito positivos.

No Brasil, em especial em São Paulo, alguns hospitais como Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, SUS, Hospital Unifesp entre outros, implementaram núcleos ou projetos para este atendimento e, desta forma, reconhecem a complementaridade à medicina convencional.

O REIKI foi reconhecido pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE e no Brasil, pelo ministério do trabalho como profissão isolada. Foi enquadrado dentro das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional da Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligada ao ministério do trabalho IBGE. Dados do Ministério da Saúde no Brasil apontam a TÉCNICA REIKI como uma das PICS mais utilizadas no país e também inclui esta técnica à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde através da PORTARIA número 849 de 27 de março de 2017 (DOU de 28/03/2017 – número 60, sessão 1, pag. 68).

VANTAGENS E BENEFÍCIOS DA TÉCNICA USUI REIKI RYO HO GAKKAI

1 – Está à disposição do terapeuta 24hs por dia, não requer qualquer tipo de equipamento ou set terapêutico especial e oferece praticidade e simplicidade.

2 – Atua na totalidade do ser (paciente) mantendo e recuperando o equilíbrio da saúde física, mental, emocional e espiritual.

3 – É um método terapêutico seguro e não polarizado, sendo esta bioenergia REIKI uma, encerrando em si mesma a polaridade negativa, positiva e neutra.

4 – Não necessita de diagnostico patológico para ser aplicada e isso é possível porque é uma energia inteligente que penetra no corpo do paciente através dos meridianos energéticos e chacras, dirigindo-se a causa ou origem dos desequilíbrios ou enfermidades.

5 – Não é necessário despir o paciente. Energia Vital atravessa qualquer material, inclusive metal e gesso.

6 – Não tem conotação religiosa, é originário de um sistema filosófico, adapta-se a qualquer cultura, raça, credo ou idade. Também não é necessário que o paciente acredite na técnica para

7 – Pode ser usado isoladamente ou como complemento terapêutico de qualquer tratamento (convencional ou holístico).

BIBLIOGRAFIA

BRENNAN, Barbara Ann. Mãos de Luz. São Paulo: Pensamento, 2016

DE’CARLI, Johnny. REIKI como Filosofia de Vida. São Paulo: Isis, 2016

DE’CARLI, Johnny. REIKI – Sistema Tradicional Japonês. São Paulo: Anubis, 2016

DE’CARLI, Johnny. REIKI Universal. São Paulo: Butterfly, 2016

HONERVOGT, Tanmaya. Guia Completo do REIKI. São Paulo: Pensamento, 2016

HUTTON, J. Bernard. Mãos Que Curam. São Paulo: Pensamento, 2016

KING, Roberto. Reiki Para Todos – Energia Vital em Ação. São Paulo: Viva Livros, 2016

LOPES, Cláudio. Neike: Internal Medicine of Traditional Chinese Medicine – TCM: Medicina Interna Chinesa. São Paulo: Andreoli, 2016.

NINIVAGGI, Dr Frank John. Saúde Integral Com Medicina Ayurvédica. São Paulo: Pensamento, 2016.

OLIVEIRA, Dr Ricardo Monesi. J. de. Efeitos da Prática do REIKI sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse: Estudo placebo e randomizado.

Tese (Doutorado em Psicobiologia) – Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina, São Paulo, 2013.

STEIN, Diane. REIKI Essencial. São Paulo: Pensamento, 2016.